Ele continuou sempre neste impasse e assim continua; metade dentro e metade fora mas nunca mais doeu. Por causa de umas pipocas que comi no Sábado (quem me manda ser gulosa?), há aqui qualquer coisa que não está bem. Até tenho medo de pensar nisso, nem me quero lembrar que poderá passar de um ligeiro incómodo, porque se chega ao ponto que chegou no ano passado acho que me suicido. Não consigo imaginar aquelas dores novamente, ainda por cima sem me poder drogar convenientemente.
quarta-feira, fevereiro 28, 2007
Dentes
Ele continuou sempre neste impasse e assim continua; metade dentro e metade fora mas nunca mais doeu. Por causa de umas pipocas que comi no Sábado (quem me manda ser gulosa?), há aqui qualquer coisa que não está bem. Até tenho medo de pensar nisso, nem me quero lembrar que poderá passar de um ligeiro incómodo, porque se chega ao ponto que chegou no ano passado acho que me suicido. Não consigo imaginar aquelas dores novamente, ainda por cima sem me poder drogar convenientemente.
19 Semanas
terça-feira, fevereiro 27, 2007
Ontem
Bom, quanto à consulta propriamente dita, desta vez foi mais demorada. Falámos bastante e estou cada vez mais satisfeita e confiante em relação ao meu médico. Não que tivesse motivos para não confiar; se assim fosse mudava, mas como não era este o meu ginecologista (que mudou da CUF para o novo Hospital da Luz justamente quando me preparava para engravidar), não sabia que pessoa iria encontrar.
Não fiz nenhuma eco pois não tem ecógrafo no consultório, mas ouvi o coração do meu bebé. Aparentemente está tudo bem com ele. Explicou-me a maneira de apalpar a barriga de modo a conseguir perceber onde é que o bebé está instalado. Ontem estava atravessado.
A eco morfológica ficou marcada para dia 22 de Março, justamente às 22 semanas. Ainda falta quase um mês... Eu não sei se aguento até lá.
Estou com uma pequena anemia e...peso a mais! Com quase 19 semanas, estou com 66 Kg, 8 Kg a mais do meu peso normal. Mesmo com a minha altura, 1.68m, é um peso considerado excessivo. Devia ter aumentado entre 4 a 6 Kg. A enfermeira, para além do raspanete, deu-me uma folhinha com instruções que tenho que cumprir religiosamente. Pergunto-me se alguém consegue levar aquele plano a sério... Tenho que alterar a minha alimentação toda; basicamente estou limitada a legumes, fruta e carnes magras e tenho que cortar nos doces, hidratos de carbono, gorduras e carnes gordas. Não posso armar-me em inocente; se estou assim, a mim o devo porque não tenho tido grandes cuidados. Sou fraca, não resisto e caio na tentação. Às vezes também penso se esta questão do peso não será uma obsessão exagerada da parte dos médicos e custa-me estar sempre a bater no mesmo. Não é saudável um aumento exagerado, obviamente, mas também não é por mais 2, 3 Kg que o mundo acaba. Mas mentalizei-me que isto tem que mudar e vai mesmo.
De resto, tudo OK.
Como me despachei cedo da consulta, tive tempo para preparar um jantarzinho especial para o papá, com direito a mini bolo de aniversário e tudo. No próximo fim de semana comemoramos adequadamente com a família e com os amigos. Foi um jantar apenas para nós dois ou melhor nós 3, e foi apenas para o dia não passar em branco, que isto de fazer anos a uma 2ª feira não dá jeito nenhum.
Obviamente esqueci tudo o que me disseram na consulta e comi entradas, prato e sobremesa. O regime começa hoje :)
segunda-feira, fevereiro 26, 2007
Aniversário e consulta
Hoje é também dia de consulta. Só peço que esteja tudo bem e que desta vez não aconteça nenhum percalço. Cada vez que vou às consultas acontece sempre alguma coisa; na última esperei 2 horas porque me perderam o processo, da penúltima esperei quase 3 por atraso do médico...Queria despachar-me rapidamente para chegar a casa cedo e preparar um jantarzinho especial ao aniversariante.
Espero também ficar com a eco morfológica marcada (de preferência para breve). Hoje só almoço depois da consulta (da pesagem). O fim de semana não foi lá muito controlado...
Hoje o tempo está muito apertado. Queria deixar uma homenagem mais bonita ao papá, neste dia tão especial, mas estou mesmo de saída. No próximo ano será diferente e muito mais preenchido, com o nosso filhote!
sexta-feira, fevereiro 23, 2007
E para acabar uma semana...
quarta-feira, fevereiro 21, 2007
Apetites...
Análises
Estou muito ansiosa por esta consulta da próxima semana. É neste dia que o médico vai marcar a próxima eco (a tal das 21/22 semanas). Vou-lhe pedir encarecidamente para ele a antecipar o mais possível porque não tem ecógrafo no consultório. Desde que a minha amiga perdeu o seu bebé às 28 semanas que desejo ardentemente pelo dia da eco. Já pensei em fazê-la por iniciativa própria, mas como tem sido sempre o meu médico a fazer as anteriores e obviamente conhece o histórico, não tem muita lógica fazer uma “por fora”. Só me resta esperar. E depois, além do desejo de saber se está tudo a correr bem com o bebé, há a questão do sexo. Tenho muita gente à minha volta ansiosa por saber. Esta até é uma questão que para mim e para o pai passou para 2º plano, embora tenhamos alguma curiosidade, claro.
Se o médico for rigoroso, só a faço mesmo na 2ª ou 3ª semana de Março. Até lá, só nos resta esperar.
18 Semanas
É incrível como o tempo passa... Ao dar-me conta disto, desejo querer aproveitar todos os momentos de uma forma que não tenho feito. Sinto que tenho andado até aqui tão preocupada com uma série de coisas (se o meu comportamento pode ou não afectar o bebé, com o que pode correr mal, com as mudanças que vão acontecer na nossa casa, na nossa vida), que há detalhes que me estão a passar ao lado. Mas penso que se acontece assim até é um bom indicativo; significa que este bebé não me tem dado sustos nem causado os “incómodos” normais, como enjoos, dores, etc. Temos convivido muito bem os dois nestas 18 semanas.
Agora que a barriga cresce dia para dia e que em breve começarei a senti-lo mexer, é muito mais difícil “esquecer” que estou grávida, como tal, quero aproveitar ao máximo estes meses que faltam até o ter nos meus braços, até porque não sei se voltarei a repetir esta experiência. Sei que, como acontece com muitas mães, vou ter saudades destes tempos. Vou aproveitar o tempo que nos resta ao máximo.
segunda-feira, fevereiro 19, 2007
Trocas e sobretudo baldrocas
sexta-feira, fevereiro 16, 2007
6ª Feira
Isto hoje está do pior. Estou cá com uma daquelas preguiças... A crise do sono tem por hábito aparecer a partir das 21, 22 horas, mas hoje veio mais cedo. Dificilmente consigo ter os olhos abertos e deixar de bocejar.
Vem aí mais um fim-de-semana que promete. Está mesmo bom para ficar em casa no quentinho e como a única “ponte” que vou ter este fim-de-semana é a Vasco da Gama (se resolver ir até ao Freeport ver uma loja de mobílias), segunda-feira cá estarei a trabalhar. E o pai em casa os 4 dias...
Bom, resta-me desejar um bom fim-de-semana a todos, se for prolongado melhor ainda e quem for festejar nos vários Carnavais pelo país, divirta-se muito, mas agasalhem-se!
Vou ver se aguento mais estas duas horitas que faltam para sair sem adormecer em cima do teclado.
quinta-feira, fevereiro 15, 2007
Ainda sobre festividades
Pontes e Carnavais
Na pior das hipóteses, e como temos a mania de importar tudo até mesmo as tradições alheias, pelo menos que importássemos então o Carnaval de Veneza que além de estar mais próximo geograficamente e meteorologicamente, acaba por fazer mais sentido porque apesar de língua, os italianos têm uma mentalidade mais próxima da nossa do que os brasileiros. O Carnaval em Veneza é muito mais charmoso, glamouroso e até esteticamente mais apelativo... Com esse sim, identifico-me mais. Mas esta é apenas a minha opinião. Só sei é que se o tempo não melhora, a coisa está feia para quem quer ir para as ruas desfilar ou assistir aos corsos.
ADENDA: Afinal, tal como a Miragem disse, a tolerância é dia 20, 3ª Feira e não na 2ª feira... lá se vai a ponte...
quarta-feira, fevereiro 14, 2007
17 Semanas
Juntos
Tanto tempo... e neste tempo todo, o máximo que estivemos separados foram os 11 dias em que tivemos um oceano no meio. Lembras-te o que eu chorava cada vez que falava contigo ao telefone? Tinha acabado de chegar ao destino (não te via desde a véspera) mas só de saber que tínhamos tantos quilómetros a separar-nos, parecia que não estávamos juntos há anos...as saudades eram tantas...neste caso não era o tempo que determinava o grau de saudade; esta era proporcional à distância que nos separava.
Têm sido quase 12 anos de altos e baixos. Não há nada perfeito e a nossa relação também não o é, começando pelas nossas personalidades tão distintas. Somos tão diferentes que poucos apostariam que tivéssemos “aguentado” até aqui. Até nós duvidámos! :) Mas o tempo veio demonstrar que nascemos um para o outro. E se calhar é aí que está o segredo, não achas? Deve ser a tal questão dos opostos que se complementam.
Estes dias nunca tiveram grande significado para nós; não me lembro se alguma vez jantámos fora neste dia. Talvez o tivéssemos feito no início. Mas há sempre uma pequena lembrança, só para o dia não passar completamente ao lado. Talvez o mais marcante tenha sido o do ano passado, que (nem sei como) te lembraste de fazer um mini rally-paper para descobrir o presente.
Parece-me que este ano ainda vai ser mais especial; vamos fazer um jantarzinho para nós três. O nosso filho está a caminho... ainda nos custa imaginar esta realidade que é passarmos a ser 3 ao fim de tanto tempo a viver um para o outro. Mais uma vez duvidamos se seremos capazes, se estamos à altura da responsabilidade. Mas mais uma vez, o tempo se encarregará de mostrar que sim, que não sendo os melhores pais do mundo (e nem temos essa pretensão) seremos os melhores pais que pudermos ser. Juntos.
terça-feira, fevereiro 13, 2007
Estava tudo a correr tão bem...
segunda-feira, fevereiro 12, 2007
E se...
Tremor de terra
E juro que não são maleitas de grávida; todos aqui no escritório o sentiram. Wow!
Adenda: Afinal foi geral :)
sexta-feira, fevereiro 09, 2007
Trabalho, trabalho, trabalho
O tempo estava fantástico e até tive calor.
quinta-feira, fevereiro 08, 2007
Virar a página
quarta-feira, fevereiro 07, 2007
16 Semanas
As pernas estão mais longas que os braços. O bebê já faz algumas expressões faciais como franzir a sobrancelha e caretas. Que bonitinho!
Ainda é difícil sentir os movimentos do bebê. Agora que está completamente formado, as preocupações ficam para o crescimento e desenvolvimento.
terça-feira, fevereiro 06, 2007
Para a frente é que é o caminho
Apesar de tudo, também não é justo condicionar a minha vida e este momento único pelo medo do que pode eventualmente acontecer. A única coisa que posso fazer é estar ao lado e dar a mão, juntar o meu choro ao dos que sofrem e sorrir com a felicidade de quem está feliz.
Para animar um bocadinho isto, fica uma foto nossa, tirada este fim de semana, com 15 semanas e alguns dias.
segunda-feira, fevereiro 05, 2007
Há coisas muito injustas
Rude golpe
Eco 3D
Bom, o que é certo é que teve uma perspectiva tridimensional do bebé e estava muito decepcionada porque a imagem revelava "um bebé muito feio". Tive vontade de rir porque das imagens que vi até hoje deste tipo de ecos, sinceramente, nunca vi um bebé bonito. Ou melhor, um bebé naquele ambiente, comprimido num espaço tão pequeno, nunca pode parecer muito bonito. O médico também lhe disse que só costuma fazer estas ecos com tempo de gestação mais avançado, o que tem uma certa lógica. Se eles recém nascidos raramente se podem chamar bonitos, quanto mais com 22 semanas que ainda está em fase de "acabamento".
Por falar nisso, acho piada quando há pais que dizem que só depois de olhar para o bebé é que lhe vão dar o nome. Sinceramente o único nome que um recém nascido me sugere é "enrugadinho" ou como diz um amigo meu "cara de joelho":)