Não tenho ideias pré-concebidas em relação ao parto. Já o disse, só desejava que o mais fosse rápido e indolor possível, tanto para mim como para a minha menina, independentemente de ser normal ou de cesariana.
Mas uma coisa que faço questão é a amamentação. Disso não abdico e tenho lido e feito tudo para que essa parte corra da melhor forma possível. Nas consultas também dão grande relevância a isso e incentivam bastante as grávidas para uma boa preparação pré parto dos seios. É aí que pode estar a diferença entre conseguir uma amamentação bem sucedida e não conseguir amamentar de todo. Para isso há pequenos gestos que se podem e devem fazer o mais cedo possível, que podem revelar-se importantíssimos quando começarmos a amamentar.
Para além dos livros e da net, tenho lido estes dois sites que aconselho vivamente.
http://www.babyfriendly.org.uk/pdfs/portuguese/bfyb_portuguese2.pdf
http://www.unicef.pt/docs/manual_aleitamento.pdf
9 Comentários:
Olá RITA ,obrigado pela dica,vou ler com calma os sites.
Como sabes hoje fui á consulta mensal e falei com a Enfermeira das aulas PPP ,ela indicou aplicar "creme-gordo" é mm assim que se chama ,vende-se nas farmácias.
Aplicas o creme só no mamilo"bico" e massajas mto bem ,frisionas.Assim o mamilo cria resistencias e quando a tua MEnina ,moder com a gengiva ,supostamente n terás problemas.
Bjs ás duas.
Já fui dar uma vista de olhos nos PDFs. Gostei :D, depois vou ler com mais atenção.
Recebi o teu mail há pouco. Amanhã respondo-te com mais calma, porque daqui a pouco vou para o CPP. :)
Beijocas!
Eu também fiz como tu. Preparei-me o mais possível para a amamentação. Os cremes (eu usei Lansinoh nos bicos - lanolina pura e não é necessário retirar antes da mamada), os chás, a alimentação. Continuo a achar que tudo isso é importante e nos vai mentalizando para a tarefa que se aproxima. Mas o mais importante é a perseverança e a calma. Quando olho para trás vejo que pequei por excesso de ansiedade. Não foram as dores e as gretas iniciais que me venceram. Essas superam-se com mais ou menos ajuda. O stress, o cansaço e o medo de não ter leite suficiente é que acabaram com a amamentação mais cedo do que eu gostaria. Se puderes fala com pessoas que gostem de amamentar e cuja experiência tenha sido positiva. A mim ajudou-me muito. Eu adorei dar de mamar e, na próxima, vou investir em mais calma e tranquilidade ;-)
bjs
Olá Rita vim aqui pelas minhas pesquisas de "bebes que não deram a volta " e encontrei me contigo !!
Na ultima consulta estava de 28/29 semanas e a bebe e estava atravessada , cabeça para o lado direito e pés para o lado esquerdo e pesava 1,4kl o médico disse - vamos acreditar que ela está em fase de transição.
Enfim agora tento adivinhar que posição ela já estará sei que se não se encaixou até à próxima consulta muito dificilmente se encaixará visto que o tamanho não ajuda . Sinto muita pressão do lado direito e pouca no lado esquerdo e tenho quase a certeza que é a cabeça dela que está ali visto que é bastante dura ... não sei ... tenho consulta para a semana vamos ver !
Fiquei sem perceber se a tua menina sempre deu a volta!!!
beijinhos!!
Informações muito importantes, obrigada!
Rute,
A minha bebé, das duas tentativas de Eco 3D q fiz (às 27 e às 29 semanas)e na palpação q o médico fez na última consulta (às 30), ela estava exactamente nessa mesma posição, cabeça do lado direito e pés no lado esquerdo:)
Pelo q tenho lido, apesar de estarem com menos espaço, até às 34 eles podem dar a volta sem grandes problemas. Acontece também darem-na à última hora, tudo depende.
Eu também apalpo e parece-me que ela continua assim, atravessada. Também sinto uma parte mais dura do lado direito. Vamos ver se ela se mantém assim até ao fim.
Bjs
Obrigada pelas dicas!
No meu blog também tenho mais links sobre amamentação, se quiseres/precisares. Foram-me muito úteis mas o melhor foi falar com quem amamentou e me incentivou porque no início tive dores de morte com os mamilos gretados. Ele chorava com fome e eu com dores... Felizmente consegui superar isso mas o ideal é a lanolina e melhor ainda, passar o nosso leite nos mamilos no fim de cada mamada.
Beijinhos
despair emulsion bindo assessors remarkable approved vfkkzr diversions referrer phys invoice
lolikneri havaqatsu
Enviar um comentário