sexta-feira, agosto 31, 2007
quinta-feira, agosto 30, 2007
Notícias
Já está na altura de vir sacudir o pó aqui à casa abandonada:)
O tempo é realmente curto. A Leonor até se porta bem e dá umas folgas aos papás mas essas folgas são preenchidas com uma série de coisas e o coitado do blog fica sempre para último e anda aqui abandonado.
A nossa bebé continua linda e supera-se todos os dias. Já esboça uns sorrisinhos mas apesar das figurinhas tolas que a mãe faz para a fazer rir, ela não me faz a vontade. É só mesmo quando lhe apetece. Prefere apanhar-nos de surpresa e rir-se para nós quando não estamos a ver. Já a apanhei a rir-se para o pai algumas vezes quando ele não está a olhar. Faz pela calada :)
Em contrapartida a chorar não se acanha; é pequenina mas tem uns pulmões poderosos. Não tem aquele choro de bebé; é mesmo à bruta. Eu digo que ela tem voz de bagaço :)
Continua a fazer espaços de 3/4 horas entre refeições e ontem à noite fez de 5!! Soube-me mesmo bem mais uma horinha seguida de sono.
É uma esfomeada. Nunca foi alimentada exclusivamente pela mama pois ficava sempre com fome, estivesse ela 10 minutos ou 1 hora a mamar. Fiz a experiência de estar um dia inteiro só com mama e inicialmente aguentava 2/3 horas. À medida que o dia ía passando, os espaços entre as mamadas eram cada vez mais reduzidos e notava-se perfeitamente que ela não ficava bem. O suplemento sempre foi indispensável, o que talvez tenha tido influência no que me está a acontecer agora: estou a ficar sem leite. Li que quanto mais o bebé mama, mais leite é produzido. Talvez seja verdade, mas não notei que isso acontecesse comigo. Eu vou-lhe dando mama como "entrada" na refeição para que ela não se desabituar e para continuar a produzir, mas vê-se que ela está sempre desejosa do prato principal: O biberão.
As férias do pai estão a acabar. Foram duas semanas óptimas, para descansar, partilhar tarefas e aproveitar ao máximo a nossa pequenina. O tempo passa a correr e a Leonor já está com 1 mês, 1 semana e alguns dias. Parece que foi ontem que ela nasceu.
Marcadores:
Leonor,
Tempo (ou falta dele...)
sábado, agosto 25, 2007
Consulta
Ontem foi dia de consulta do primeiro mês. Optámos pela médica que consultou a Leonor logo na primeira consulta, a que o hospital marcou. Achamos que é a mais acessível, simpática e esclarecedora das dúvidas que vamos tendo. É também muito mais nova que a outra que nos foi recomendada. Pensei que uma pediatra mais "velha" e mais experiente seria melhor, mas esta pareceu-me demasiado agarrada a uma prática já antiga e pouco aberta a novas soluções. Sendo a eleita mais nova, coincide que também é muito mais acessível e a par das novas realidades e necessidades.
Quanto à Leonor, ela está com 3,550 Kg e 53 cm. Uma matulona! Segundo a médica, está a crescer bem e até mais do que o normal. Além da observação habitual, foi feita uma pequena operação de cicatrização forçada do umbigo. O coto caíu ao 8º dia e aparentemente o umbigo estava cicatrizado mas na 5ª feira começou a deitar sangue e quando a Leonor fazia força, parecia que saltava. Com a ajuda duma coisa semelhante a uma agulha, a Dra. queimou a parte que sangrou. Não deve ter doído pois a nossa pequenina não se manifestou; fez apenas um xixizinho na marquesa como vingança :)
De resto está tudo bem. Foi ainda falada a questão das vacinas normais do plano nacional de vacinação e das extra plano. A da meningite e outra da gastroenterite, vacina esta que não conhecia. Acho que existe apenas desde Janeiro. Combate os principais virus causadores deste problema. A Dra. disse que era facultativo mas já decidimos que tudo o que exista para evitar algum sofrimento à pequenita (e a nós), aderimos de imediato. Como está fora do plano nacional, sai também do nosso bolso: € 50. Infelizmente, há coisas que o nosso Estado ainda não comparticipa por considerar um luxo. Como se ter direito a saúde o fosse...
quinta-feira, agosto 23, 2007
1 Mês
Em clima de férias, não podia deixar passar este dia em claro. Hoje faz um mês que a Leonor nasceu! Um mês que tem sido cheio de altos e alguns (poucos, felizmente) baixos.
A nossa menina está cada dia que passa mais linda. Já perdeu um pouco o ar de recém-nascida e já tem mais cara de bebé. O facto de ela ter nascido tão pequena comparada com o peso de outros bebés à nossa volta, faz-nos ter a ilusão de que temos uma bebé (enquanto tal), mais tempo que os outros. Ainda esta semana nasceu o bebé de uns amigos com 3,970 Kg. O peso que a Leonor terá provavelmente aos 2 meses. Ela tinha 3,400 kg na Terça-Feira, quase a completar um mês. Apesar do peso, está muito comprida e já com umas bochechas adoráveis. Ela é muito miudinha, mas é de uma perfeição, de uma beleza e de uma graça... OK, opinião suspeita :) Curiosamente, hoje logo de manhã, vimos o seu primeiro sorriso, estando ela acordada pois ela ri-se muito a dormir. Quero acreditar que foi o seu presente aos pais :)
Quanto às noites, elas têm sido mais calmas. As cólicas parece que deram tréguas. Em 1 mês já vamos na 3ª marca de leite (suplemento). Isto porque tanto o Aptamil como o Novalac faziam-lhe imensas cólicas, tantas que o Colimil não parecia fazer qualquer efeito, nem sequer se notavam melhoras. Agora com o NAN Transit, tem sido uma maravilha. Mas isto das marcas pode funcionar para uns e pode não funcionar para outros. Em desepero de causa (antes de começar com o NAN), encomendei de Inglaterra o célebre e milagroso Infacol. Tenho ali 2 embalagens e ainda não abrimos nenhuma. Antes assim. Só desejo não vir a precisar de os usar.
Os horários dela para comer têm sido com espaços de 3/4 horas entre refeições.
Tenho andado ausente pois estamos a aproveitar as férias do pai para passear e até já fomos passar uns dias ao Norte. Tenho imenso medo que com este tempo instável ela se constipe, mas está tudo a correr bem. Tem sido muito bom.
Amanhã temos consulta do primeiro mês. Espero ter mais tempo daqui para a frente. Há tantas coisas que gostava de registar aqui e que sei que posso esquecer-me... Continuo a dormir pouco mas a a ajuda do pai tem me dado muito jeito e lá vai dando para descansar. Com o tempo, as coisas estão a começar a entrar nos eixos e a verdade é que a Leonor tem sido uma querida.
Parabéns filha!
Marcadores:
Mês a Mês
sexta-feira, agosto 10, 2007
Ainda as malditas cólicas...
A nossa pequenina continua cheia de cólicas. Nem o novo leite, nem o Colimil parecem estar a resultar.
Ontem fomos a uma consulta com outra pediatra. Não porque não gostássemos da primeira mas porque nos foi "arranjada" por uma tia minha, também na CUF. Apesar da Leonor ter sido consultada na 2ª feira e não se terem registado grandes alterações desde então, aproveitámos porque é sempre bom ter segundas opiniões. Relativamente às cólicas, não há mesmo muito a fazer para além do fazemos actualmente. A médica disse para continuarmos com o Colimil e esperar mais uma semana. Se de facto a situação se mantiver, tentaremos outras coisas. Tanto uma médica como a outra, disseram que isto tem tendência a piorar até aos 3 meses... é bom ouvir estas palavras de ânimo :-(
De resto está tudo bem e só faltam 5 g para a Leonor chegar aos 3 Kg! :-) Ela estava ontem com 2,995 Kg. Segundo a médica, ela está a aumentar bem e mais do que o normal. É uma bebé linda e muito portátil :-)
Continua (e irá continuar mais uns tempos) a vestir roupa nº0. Não sei o que vai acontecer ao monte de vestidinhos de Verão de 1-3 meses. Continua tudo enoooorme. Ainda tentei vestir uns de tamanho 1, mas parecem tendas. Acho que vai acabar por vesti-los com collants e gola alta lá mais para Novembro :-)
Fomos "apanhados" pelos primos Susana, Paulo e Gonçalo!!! :-) Beijinhos, primos!!
Marcadores:
Leonor
terça-feira, agosto 07, 2007
As duas primeiras semanas de vida
Foram duas semanas muito intensas e sobretudo cansativas. A adaptação da Leonor à vida e de nós a ela tem corrido bem, só que a nossa inexperiência como pais causa-nos muitas dúvidas e preocupações com tudo e com nada. Mas lentamente as coisas começam a entrar nos eixos.
A Leonor alimenta-se bastante bem. Além da maminha da mãe, ainda bebe suplemento. Inicialmente o suplemento era o mesmo que ela bebia no hospital mas por causa das cólicas que a nossa pequenina já sofre, mudámos de leite na semana passada. O novo também não tem trazido grandes melhoras, ela continua cheia de dores principalmente à noite.
Entre as refeições faz intervalos de 3/4 horas, o que de noite dá muito jeito :-)
Outra situação que nos preocupou bastante foi ela ficar com alguma farfalheira cada vez que mamava no biberão. Por causa disso, chegámos até a ir uma noite às urgências porque parecia mesmo que lhe faltava o ar. Era aflitivo ouvi-la, apesar de ela não demonstrar qualquer desconforto. Foi observada e não notaram nada. A explicação tem a ver com a sofreguidão dela a mamar e a descoordenação da mamada com a respiração.
Ao 4º dia fomos com ela fazer o teste do pezinho. Por aqui já deu para perceber que quando for dia de vacinas e outras torturas, tanto vai chorar ela como a mãe...
Entretanto, ontem foi dia da primeira consulta com o pediatra. Deixei ao critério do hospital a escolha do mesmo, pois a única referência que eu tinha era de uma médica que neste momento não está a aceitar mais bebés, por issso e por ser época de férias, deixei que me marcassem para um qualquer; se não gostássemos, depressa mudaríamos. Calhou-nos uma médica que aparentemente nos parece boa. Tirou as nossas dúvidas, explicou-nos uma série de coisas que nos serão úteis. Não é fundamentalista com horários de comer, marcas de leite e disse que tudo depende da bebé. Recomendou Colimil para as cólicas. Vamos ver se faz algum efeito.
Em termos de peso e como é normal, a Leonor perdeu algum. Ela nasceu com 2,830 Kg e no 3º dia, quando saímos da maternidade, estava com 2,750 Kg. Na semana passada quando fomos às urgências (com uma semana de vida) já tinha 2,810 Kg. Ontem, com duas semanas, já estava com uns valentes 2,910 Kg. Segundo a médica, está a crescer mais do que o esperado. Pudera, com o que come... Esta médica deu-nos de imediato o seu contacto de telemóvel e deixou-nos à vontade para a contactar sempre que necessário. Achei óptimo. Dentro de 15 dias teremos nova consulta do 1º mês.
A nossa bebé é muito querida e só chora quando tem fome ou cólicas. Está cada vez mais linda e como eu e o pai dizemos, saíu-nos melhor que a encomenda :-)
Quanto a mim, ando super cansada. Apesar da grande ajuda do pai, durmo menos do que devia à noite e de dia em vez de aproveitar as sonecas da Leonor para descansar, arranjo sempre qualquer coisa para fazer. Mas já me mentalizei que preciso mesmo de descansar. Acho que não me estou a saír mal na minha nova "função". Apesar da inexperiência, tenho conseguido lidar com aquilo que nos vai aparecendo, sem entrar em pânico :-) A verdade é que a nossa menina nos tem facilitado a vida. Estamos apaixonados :-)
Marcadores:
Leonor
sexta-feira, agosto 03, 2007
Sem tempo
Pensei que fosse exagero quando ouvia mães queixarem-se de falta de tempo nestes primeiros dias de vida de um bebé; afinal, segundo a teoria, um recém-nascido só come e dorme.
Mas afinal é verdade: não há tempo para nada!
Apesar da grande ajuda que o pai me tem dado (tem sido incansável, apesar de já estar a trabalhar), eu não páro.
Tenho imensas coisas para relatar mas não consigo arranjar 10 minutos para vir cá. Desculpem a minha falta de resposta e ausência mas de certeza que me compreendem.
Marcadores:
Eu,
Tempo (ou falta dele...)
O pós-parto
Numa só palavra: dramático.
Não me querendo alongar muito sobre este assunto porque ainda me custa recordar, custou-me muito mais do que o parto. Não falo apenas das dores e mau-estar horrorosos que a episiotomia me causou. Só posso dizer que deixei de ter dores ontem. Falo daquilo que sempre tive receio: as visitas.
Só para terem uma ideia, duas horas após o parto, quando subi do recobro para o meu quarto, tinha 15 pessoas lá dentro a quererem ver a Leonor. Quinze pessoas ao redor da nossa cama! O que vale é que já era perto das 21H e foi rápido.
No dia seguinte, na terça-feira, foi o descalabro: das 12H às 21H (horário da visita) se tivemos sozinhas meia hora foi pouco. Tivemos sempre visistas e muitas vezes o quarto estava com mais de 7/8 pessoas. Contámos umas 40 pessoas nesse dia. Só desejava que entrasse ali uma enfermeira que corresse com aquela gente, mas não. E eu não tive coragem para o fazer.
Por mais avisos e pedidos que tivesse feito, não adiantou nada. Compreendo o carinho, a curiosidade e a ansiedade de nos verem mas a Leonor não vai fugir e há imenso tempo para a verem. Porque é que não compreendem isso? Para algumas pessoas não consegui mesmo evitar uma certa antipatia. O cansaço era mais que muito. À noite, já sozinha com a Leonor, fartei-me de chorar de desespero, cansaço, impotência e pedi-lhe desculpa por não a ter conseguido proteger daquela invasão.
Na quarta-feira saímos do hospital. Estávamos mortinhos por chegar a casa, pelo menos aí estaríamos mais protegidos.
As visitas continuam, obviamente, mas mais espaçadas e menos frequentes. Ainda assim, no Sábado, quase corremos com uns amigos.
Tal como já tinha aqui dito uma vez, a questão do horário das visitas preocupava-me. E tinha razão. Como eu desejei o velho sistema de 1 hora de visitas, 2 senhas...
Marcadores:
Parto
Subscrever:
Mensagens (Atom)