sexta-feira, fevereiro 29, 2008
Parabéns
a quem faz anos hoje. Aproveitem bem o dia porque novo aniversário, só daqui a 4 anos.
Marcadores:
Disparates
quinta-feira, fevereiro 28, 2008
quarta-feira, fevereiro 27, 2008
Finalmente boas notícias!
A Leonor já está melhor. Ontem fez dois cócós (eu poupo-vos à parte das cores e texturas) e hoje também.
Após montes de tentativas, lá conseguimos falar com a pediatra que recomendou um xarope de leite de magnésio e supositórios de glicerina, durante 3 dias. Mas talvez só tenha que tomar o xarope hoje, uma vez que já está muito melhor. É um alívio para nós vê-la já bem disposta e sem dores.
Ontem foi levar a 3ª dose de Prevenar e quase nem chorou. Depois do que passou nos últimos dias, aquilo foi "piece of cake".
Obrigada pela preocupação!
Marcadores:
Doenças
terça-feira, fevereiro 26, 2008
Parabéns a você
O pai faz anos. À meia-noite de hoje, hora em que entrou no seu dia de aniversário, estava a agarrar as pernas da filha, enquanto a enfermeira lhe punha uma sonda no intestino. Esperamos que o resto do dia lhe corra melhor.
PARABÉNS!!!
Marcadores:
Ele
Correndo o risco de ser repetitiva...
...ontem fomos outra vez para o hospital.
Desta vez CUF. A mesma tortura, o mesmo drama. Não há maneira disto acabar...
Marcadores:
Doenças
segunda-feira, fevereiro 25, 2008
Petit Gateau
Isto é super fácil, rápido e apesar de dizerem que deve ser servido quente com gelado, eles são óptimos frios e até no dia seguinte.
A receita tirei daqui. Quanto às formas, utilizei uma de silicone, com 6 buracos (um bocado maiores que as dos queques) . É boa porque não agarra, é má porque para desenformar tem que se ter muito cuidado para os bolos não se desmancharem. O ideal são mesmo as formas individuais.
Ingredientes:
200 g de chocolate meio amargo
160 g de manteiga sem sal
1/4 de xic. chá de açúcar
2 colheres de sopa de farinha
2 ovos inteiros
2 gemas
forminhas para mini-bolo (são um pouco maiores que as de pão-de-queijo )
Confecção:
Derreta a manteiga e o chocolate em banho-maria.Em separado, misture os ovos e o açúcar.Depois, coloque tudo em um recipiente.Junte a farinha e o resto dos ingredientes.Bata na mão.Unte as forminhas com manteiga e farinha e coloque a massa - sem preencher toda a forma.Antes de servir, pré-aqueça o forno (alto) e leve para assar de 05 a 10 minutos (depende do forno) até os bolinhos crescerem, mas sem queimá-los.Deixe o tempo suficiente para cozinhar a superfície, ficando uma calda no interior. Sirva quente, acompanhado com sorvete de creme.
Derreta a manteiga e o chocolate em banho-maria.Em separado, misture os ovos e o açúcar.Depois, coloque tudo em um recipiente.Junte a farinha e o resto dos ingredientes.Bata na mão.Unte as forminhas com manteiga e farinha e coloque a massa - sem preencher toda a forma.Antes de servir, pré-aqueça o forno (alto) e leve para assar de 05 a 10 minutos (depende do forno) até os bolinhos crescerem, mas sem queimá-los.Deixe o tempo suficiente para cozinhar a superfície, ficando uma calda no interior. Sirva quente, acompanhado com sorvete de creme.
Marcadores:
Comidinhas,
Receitas
A parte má (post looooooongo)
No seguimento de uma semana difícil, tivemos então um fim de semana terrível.
Durante uns dias pensávamos que era dos dentes, até que na 6ª feira ela vomitou. Hoje sei que isso foi uma coincidência e não teve nada a ver com o resto, mas na altura preocupou-nos e resolvi contactar a pediatra. Esta até é uma gaja porreira, como já disse várias vezes. Disponibilizou um nº de telemóvel para o caso de precisarmos de alguma coisa. Já tive situações em que me apeteceu ligar, mas resolvemos que só no caso em que estejamos mesmo aflitos é que lhe ligávamos. E foi o que fiz. Acontece que liguei várias vezes e ela não atendeu. Falei com uma amiga cuja filha é também seguida por ela, que me disse que das vezes que lhe enviou SMS's ela respondeu sempre. E assim o fiz. Enviei um e não me respondeu...
Ficámos assim.
Entretanto a Leonor, não parecia nada bem. Continuava muito chatinha e pior, com um choro desesperante. Tinha momentos em que estava bem e do nada rompia num gritaria horrorosa. Vimos logo que aquilo não era choro apenas de dentes. Ela contorcia-se imenso com dores e parecia que vinham da zona abdominal. No Sábado resolvemos que se ela não melhorasse, iríamos ao hospital. Depois de uma noite má, Domingo, às 6.30H da manhã liguei para o Saúde 24. Descrevi o quadro e a enfermeira disse para esperar mais umas horas e para tentar entrar em contacto com a pediatra. Se a Leonor não melhorasse, para ligar novamente. Disse "sim, sra. enfermeira, com certeza, nós esperamos." No minuto seguinte estávamos a entrar no carro para irmos ao hospital. Falam muito bem do Saúde 24, mas sinceramente as experiências que tive não foram muito boas. Logo da 1ª vez que liguei (e única até ontem), tentaram auscultar a Leonor através do telemóvel...enfim...
Resolvemos ir à Estefânia porque ainda era muito cedo e a CUF ultimamente tem estado sempre a abarrotar. Foi uma decisão acertada, estavam apenas 2 pessoas. Fomos logo chamados e o pediatra que a atendeu verificou que ela tinha muitos gases e suspeita de otite. Foi vista por uma otorrinolaringologista mas não se confirmou otite nenhuma. Novamente no pediatra, ele recomendou que fosse fazendo massagens e tentar tirar os gases com o tubinho de bebégel cortado.
Fomos para casa.
Durante o dia esteve sempre incomodada e com ataques de choro desesperantes: Já há dois dias que não fazia cocó (o que não é nada habitual) e eram umas 16H fiz-lhe um bebegel, que normalmente é muito eficaz. Passaram-se algumas horas e não fez efeito. E o choro era cada vez mais forte. Às tantas não aguentámos mais e voltámos à Estefânia. Eram umas 19H. Liguei a caminho para o Saúde 24.
Expliquei o que se passava e que a colega me tinha dito de manhã para voltar a ligar, caso a Leonor não melhorasse. Não disse que tinha ido ao hospital de manhã. Descrevi novamente o quadro e ela recomendou então que fosse para a urgência (mesmo que ela não o fizesse, já estávamos a caminho).
Desta vez, e talvez por causa da hora, as urgências estavam cheias de gente, mas como lá tínhamos estado de manhã, fomos logo chamadas; novamente na triagem e depois fomos chamadas para a consulta. A médica era muito novinha, parece-me que era estagiária. Aliás, aquele hospital estava cheio de estagiários. Ela observou a Leonor e mais uma vez, percebeu que estava cheia de gases. Eu estava tão saturada e desesperada pela aflição da miúda que sugeri obstrução no intestino por causa da obstipação e da ineficácia do bebegel. Ela mandou fazer um raio-x. Fomos fazer e voltámos ao consultório. A médica viu então que não havia obstrução mas que ela estava cheia de fezes e gases. Enviou-nos para a sala de tratamento onde com uma sonda, iriam tentar que saísse alguma coisa. A enfermeira que fez essa operação com a sonda não conseguiu tirar nada. Disse que possivelmente as fezes estariam muito subidas. Saiu da sala e foi falar com a médica. Voltou e disse que iria pôr um bebegel. Expliquei que já o tinha feito à tarde e que não fez efeito. Ela disse que podia ser que agora fizesse. Não acreditei, mas pronto, em princípio eles sabem mais que nós...
Esperámos quase uma hora e nada. Voltei ao gabinete da médica, que entretanto já tinha ido embora. Estava lá uma médica de meia idade e expliquei tudo outra vez. Disse para ir buscar a radiografia, mostrei-lhe e depois de saber todos os passos até ali, demonstrou interesse e preocupação, coisa que até então (e que me desculpem os estagiários), não vi. Observou a Leonor disse-me que ia tentar reolver ali a questão, se não resultasse ela teria que ir para a Cirurgia. Não sei o que lhe iriam fazer lá, mas só a palavra "Cirurgia"... Até nos arrepiámos.
Foi buscar as "ferramentas" todas e tentou novamente com a sonda estimular o intestino. Não estava a dar grande resultado, pois pelos vistos as fezes além de estarem subidas eram bastante pastosas (espero que não esteja ninguém a comer enquanto lê isto:). Masssajou a barriga, pressionou, calcou, fez uma força enorme e finalmente lá começou a sair porcaria. Escusado será dizer que a Leonor gritava, chorava... coitadinha, era cansaço, era dor, era sono, era fome... ainda sofreu um bocadinho, a minha menina.
Comentei com a médica, que a enfermeira há pouco não tinha conseguido tirar nada e ela lá disse que como ainda eram muito novas, não tinham tanta experiência e não insistiam muito.
Depois disto, ainda lá ficou alguma coisa, mas a Leonor já tinha sido tão massacrada que a médica optou por não insistir mais. Notei naquele momento o enorme alívio da minha bebé, apesar da tortura que tinha passado.
Tentei saber quais as causas disto ter acontecido e a única explicação que encontrei foi a introdução do feijão verde na sopa. Começou na 4ª feira passada a comê-lo e deve ter sido isso. Aparentemente isso causa-lhe obstipação. Será? A médica disse que era possível.
Fomos para casa, 4 horas depois, cansados mas mais aliviados. A noite já foi melhor. Hoje a sopa será apenas com legumes que não prendam o intestino (e que ela não fez reacção) e carne.
Só espero que o intestino dela normalize...se temos que passar por isto outra vez...
Esta foi a parte boa do fim de semana
Atenção que esta foto não foi tirada da net, é bem real. Foi tirada pelo telemóvel, mas tenho a confecção dos bolinhos, passo a passo, bem documentada na máquina fotográfica como prova.
Posso acrescentar que ainda sabem melhor do que parecem:)
Marcadores:
Comidinhas
7 Meses (no Sábado)
Minha linda filha, fizeste 7 meses neste sábado, mas este fim de semana tivemos pouco tempo e vontade para comemorar.
De qualquer maneira, parabéns meu amor.
Marcadores:
Mês a Mês
sexta-feira, fevereiro 22, 2008
Para animar...
...este fim de semana vou experimentar fazer em casa uns Petit Gateau.
Parece que o segredo está no tempo de cozedura. Vou ver se acerto. Se ficar tão bonito como este, até tiro fotos.
Marcadores:
Comidinhas,
Doce à Sexta
Muro das Lamentações
É o que se está a tornar este blog.
Depois de uma semana bastante complicada por causa do desgraçado do dente e quando pensávamos que já estava melhor, esta manhã a Leonor fartou-se de vomitar. Chorava muito, parecia que a cabeça lhe pesava e que não tinha força no pescoço. Só ao colo é que estava sossegada. Não tinha febre.
Quando chegou à avó, parecia melhor, mas vou ligar à pediatra e perguntar se acha que devo levá-la ao hospital. Não sei se isto tem alguma coisa a ver com o tal dente, se foi uma indisposição... só sei é que vê-la assim, deixa-nos, obviamente, preocupados até porque é a primeira vez que vomita. Há-de passar, há-de passar...
Marcadores:
Doenças
quarta-feira, fevereiro 20, 2008
E ao 3º dente...
...acabou-se o descanso. Este é o 2º incisivo central inferior e está a nascer justamente no meio do seu colega do lado e de um incisivo lateral. Sempre pensei que a ordem do nascimento dos dentes fosse pelos dois incisivos centrais e depois os laterais mas pelos vistos, ou não é sempre assim ou na boquita da Leonor reina a anarquia. Resultado, ela está cheia de dores, tem febre, falta de apetite, o rabinho está tão assado que mete dó, só quer colo e ontem à noite para adormecer foi um castigo.
Dormiu comigo (o pai ainda está fora) e durante a noite fartou-se de acordar. Hoje de manhã não quis o leite e não parava de chorar. Tive que me vestir com ela ao colo (imagine-se a ginástica). Estou a pôr-lhe Ben-u-ron e alterno entre o Pansoral e Bexident nos dentes.
Hoje a avó não tem a tarefa facilitada, estou a ver que vai ter que andar todo o dia com ela ao colo. Só espero que isto passe rapidamente. O lado positivo da questão, é que dos 20 dentes, já só faltam nascer 17...iuppi...
Marcadores:
Dentes
terça-feira, fevereiro 19, 2008
Alertas
Enquanto que Lisboa passa novamente para alerta amarelo, eu passei para alerta roxo. Estou furiosa com este tempo, com o trânsito que vou apanhar logo e com o facto de não se conseguir fazer um simples telefonema aqui para Lisboa porque as linhas devem estar afogadas com tanta água. Entretanto, o pai almoça calmamente numa esplanada a 300 Km daqui...
Haja paciência...
Marcadores:
Disparates,
Ele,
Eu
Conclusões do dia de ontem
- apesar de ser bom estarmos só as duas em casa, com o pai é bem melhor. Só faltam 2 dias.
- o 3º dente já espreita.
- um azar nunca vem só.
- neste país não pode chover e quando isso acontece, é melhor fechá-lo para obras.
- o primeiro ministro fica bem com lip-gloss.
Marcadores:
Disparates,
Nós
segunda-feira, fevereiro 18, 2008
E este tempinho?
Que tal, gostam?
Pessoas que se queixavam que o tempo estava seco, que era um prejuízo para as culturas, para as barragens... que fizeram rezas, danças da chuva, macumbas, etc... Estão contentes? De certeza que estes não têm que andar a acartar filhos e sacos às 7 da madrugada, debaixo de um dilúvio e conduzir por estradas congestionadas e transformadas em piscinas olímpicas.
sexta-feira, fevereiro 15, 2008
Lei Divina
Escolhemos para padrinhos da Leonor a minha irmã e um irmão do pai. Quando fomos à igreja onde casámos para marcar o baptizado, foi-nos dito que era obrigatório os padrinhos terem a 1ª comunhão, crisma e todas as habilitações académicas da igreja. O meu cunhado tem isso tudo. A minha irmã, tal como eu, não tem nada. Logo, para a "beata" de serviço na igreja, é impossível a minha irmã ser madrinha. Aliás, pela conversa dela, a minha irmã (e quem não tem esta formação católica) nem merecia viver... Reclamámos, barafustámos, excomungámos o padre...enfim. Nada feito, era a lei, segundo a Sra.Beata.
Noutra igreja, a 5 Km dali, nada disso é necessário. Só que nós queríamos mesmo na outra...
Esclareçam-me lá, cada paróquia tem a sua lei? Não há maneira de eu contornar isto? Será preciso eu escrever ao Policarpo ou ao Bento?
Marcadores:
Baptizado,
Disparates
quarta-feira, fevereiro 13, 2008
O melhor dos dias pré-estabelecidos...
...é não os respeitar.
Em vez de esperar por amanhã, recebi hoje a minha prenda do Dia dos Namorados:
Em vez de esperar por amanhã, recebi hoje a minha prenda do Dia dos Namorados:
Alicia Keys, Pavilhão Atlântico, 19 de Março. Eu vou!
E muito bem acompanhada...;)
Muito trabalho
e pouco tempo. As novidades também são poucas.
Estamos recuperadas da gripe, a Leonor já fez as pazes comigo e já se ri quando me vê ao fim do dia. Já diz "óá" e tiver bem disposta parece um disco riscado; não se cala com a nova habilidade.
E agora, o trabalho chama por mim.
segunda-feira, fevereiro 11, 2008
Quando é que é feriado?
Precisava de 1 dia para recuperar do fim de semana. É que estes 2 dias supostamente para descansar, foram (e têm sido todos os FDS), super cansativos.
Entre a casa (arrumações e refeições) e a criança, não sobra tempo para quase mais nada muito menos descansar, ainda para mais com ela ainda constipada e com dentes a romper. As sestas são de 10 minutos, logo anda quase sempre com sono e consequentemente com birra. Depois é desentupir o nariz com soro e aspirar a ranhoca (tarefas estas que são autênticas lutas), tratar do rabinho assado, colocar gel nas gengivas (que não faz nada) e claro, brincar.
Sábado ainda fomos dar um passeio e fomos àquele que foi, decididamente, o último almoço num restaurante com a Leonor, pelo menos até ela ter idade para tirar a carta. Mesmo depois de ter dormido quase uma hora e de ter a barriga cheia, decidiu não deixar os pais terem um almoço descansado. Caramba, pá, saí do restaurante à pressa, ainda a mastigar a sobremesa...:)
Marcadores:
Eu
sexta-feira, fevereiro 08, 2008
A palavra do dia é mesmo "quase"
Já é quase fim de semana.
Já estamos quase boas da contipação. A pequenita ainda está um bocadito atacada mas já está bem melhor. O que vale é que está sempre bem disposta. Só se chateia quando quer beber o seu leitinho e não consegue porque tem o nariz entupido. Ou mama ou respira:)
Já quase que bate palminhas (a avó não descansa enquanto não a puser a aplaudir a Fátima Lopes ou a Praça da Alegria). Já gosta de dançar e gosta de ouvir a mãe a cantar (acho que é o único ser vivo capaz de tal proeza). Em resumo, é uma rapariga muito festivaleira.
Estou quase a conseguir que ela diga "olá". Já emite um som parecido (ou se calhar sou eu que faço o esforço para que seja parecido).
Já identifica os pais nas fotografias. Ri-se imenso e olha sucessivamente para nós e para as fotos como quem diz:" Como é que vocês conseguem estar em dois sítios ao mesmo tempo?"
É a minha boneca linda e não vejo a hora de saír daqui para estar com ela... está quase!
quinta-feira, fevereiro 07, 2008
2º Dente
Ontem descobrimos o 2º dente incisivo inferior da Leonor. Já percebi que a anteceder o nascimento dos dentes, há um rabinho que fica num estado lastimoso. Está explicado.
Fiquei foi sem saber se a constipação que ela ainda tem é mesmo culpa minha ou se foi causada também pelo dente. Como ainda faltam nascer 18, vou ter tempo para descobrir...
Marcadores:
Dentes
quarta-feira, fevereiro 06, 2008
Blogs Privados
Estava a escrever o post anterior e estava a pensar numa coisa que já tenho discutido algumas vezes sobre blogs privados.
Concordo que se privatizem (cada um sabe de si), mas há blogs que eu acompanho e que nem sempre ou nunca comentei. Passam a privados e os autores dizem para pedirmos convite. A lógica de se privatizar um blog, acho eu, é controlar os leitores, quaisquer que sejam os motivos. Em princípio só devem ter permissão de ler pessoas que o autor "conhece" deste universo dos blogs ou do mundo real e evitar cuscos e visitas indesejáveis. Ora, aqui é que está o meu problema; eu não tenho lata de mandar mails às pessoas que não me conhecem a dizer "olá sou a rita e gostava que me convidasses". Em primeiro lugar não me conhecem e depois sabem lá se eu sou mesmo a rita ou se sou a "mariazinha-colega-de-trabalho-que-sabe-do-blog-e-quer-continuar-a-cuscar-mas-que-usa-pseudónimo"?
Por estes motivos deixei de ler alguns blogs que até gostava. Tive pena.
Gostava então de aproveitar esta oportunidade para pedir a toda a gente que tem blogs privados, caso não tenham problemas com isso, que me convidem :) Prefiro "oferecer-me" desta maneira :)
Marcadores:
Blog
Mamã-tia
não tenho o teu mail por isso mando o recado daqui. Enviaste-me um convite, mas não consegui aceder ao blog (Sorriso de amor). Deve haver um problema qualquer. Envia-me outro OK? Obrigada.
A grande revelação do Carnaval
No Brasil não há celulite.
Em Portugal há. E muita. E exibida com orgulho.
Em Portugal há. E muita. E exibida com orgulho.
Marcadores:
Beleza (ou falta dela...)
E cá estamos...
...estou melhor mas agora é a minha pequenina que está constipada. Graças à mãe, porque embora tenha levado uma vacina na 6ª feira, acho que esta (Rotatec) não faz grande reacção.
Felizmente não tem febre e anda bem disposta. É só nariz entupido e espirros. Tenho posto supositórios Ben-u-ron, soro e Rhinomer para o nariz. Tem feito também aerossóis. Anda também com o rabinho assado, não sei se serão dentes se será da constipação, se será da vacina...
Ontem passámos o dia de Carnaval as duas sozinhas em casa, a curar as nossas constipações. Tínhamos um almoço com festa mas foi o pai sozinho. Foi óptimo recordar o tempo em que estive de licença e que passávamos os dias na companhia uma da outra.
sexta-feira, fevereiro 01, 2008
E o que é que eu estava mesmo a precisar?
"Um dia inteiro num SPA", respondem todos em uníssono.
Não, não foi isso que me calhou. Saíu-me uma gripe. Era exactamente isto que me fazia falta para terminar um mês péssimo. Uma gripe.
Se existe depressão pós-licença de maternidade, eu estou a passar por uma.
E quem é que daqui a pouco vai levar a filha a mais uma tortura (leia-se vacina)? Eu.
Ah! E 2ª feira quem é que trabalha? Eu, pois claro.
Marcadores:
Eu
Subscrever:
Mensagens (Atom)