Escolhemos para padrinhos da Leonor a minha irmã e um irmão do pai. Quando fomos à igreja onde casámos para marcar o baptizado, foi-nos dito que era obrigatório os padrinhos terem a 1ª comunhão, crisma e todas as habilitações académicas da igreja. O meu cunhado tem isso tudo. A minha irmã, tal como eu, não tem nada. Logo, para a "beata" de serviço na igreja, é impossível a minha irmã ser madrinha. Aliás, pela conversa dela, a minha irmã (e quem não tem esta formação católica) nem merecia viver... Reclamámos, barafustámos, excomungámos o padre...enfim. Nada feito, era a lei, segundo a Sra.Beata.
Noutra igreja, a 5 Km dali, nada disso é necessário. Só que nós queríamos mesmo na outra...
Esclareçam-me lá, cada paróquia tem a sua lei? Não há maneira de eu contornar isto? Será preciso eu escrever ao Policarpo ou ao Bento?
20 Comentários:
Tenta falar directamente com o padre... Qdo casei, tb tive uns problemas com umas coisas dessas e resolvi falar com o Padre que não colocou nenhum problema. Há gente que é mais papista que o papa!
Infelizmente é mesmo assim. Estamos "dependentes" da boa vontade do padre, da sua compreensão e flexibilidade. Hoje em dia já é tão difícil encontrar alguém que se enquadre completamente nas "habilitações académicas" da Igreja. Eu tenho o currículo "certo" até ao casamento. Aí resolvi casar-me com um homem divorciado e não o pudémos fazer pela Igreja. Resultado, dificilmente poderei ser madrinha de baptizado de alguém!
Não sei mas pelo que percebi em cada paróquia há 'formalidades' diferentes, de acordo com o Padre... (?).
Na nossa disseram-nos que os padrinhos tinham que ser baptizados e/ou casados pela Igreja e que não podiam ser divorciados... Por acaso, os futuros padrinhos estão em "condições" mas não percebo a ideia das pessoas divorciadas não poderem!!!
Enfim :(
Beijocas.
vê lá tu bem que eu casei pela igreja sem o meu marido ( uma das personagens principais ) ser baptizado ....
eu acho que cada padre faz à sua maneira
mas tenta falar com ele
beijos da carla :)*
Pois, infelizm«ente, cada igreja tem a sua própria lei.
Tudo depende do Padre!!
Não sei se irás, conseguir dar a volta à questão... Acho que é melhor decidires-te pela igreja a 5Kms:))))
Beijinhos Nossos
A Igreja Católica está á mto tempo ultrapassada ,tive oportunidade de dizer isto ao Padre da minha paróquia quando batizei o Tomás .
o Padre não consentiu para padrinhos um casal que só é casado pelo registo.
O Padre diz que os Padrinhos não podem dar o exemplo á criança se não praticam a Igreja.
Enfim...Se fosse a ti batizava na Igreja (a 5km) ,se não acontece-te como a MIM ,tive que alterar os Padrinhos.
( Mas digo-te de coração continuam a ser os Padrinhos do T.
Bjs e que tudo se resolva a bem.
AGARREM-ME....
Revolta muita revolta....
Desde o dia do meu casamento que tenho trauma a essas ditas leis...
Primeiro porque o padre da minha freguesia insistia em não me deixar casar fora da igrja "dele", imagina ao que cheguei, eu perdi as estribeiras e berrei com o sr. padre que ele não era ninguém para me proibir fosse do que fosse, valeu-m a minha mae segurar-me!!!
Depois foi o padre daqui exigir a minha não existente 1.ª comunhão para casar!!
Raios os partam que com 22 anos andei a fazer a 1.ª comunhão ou não casava... Fique tão "magoada" com todas estas questões que nem me falem disso!!
Agora começa a tormenta com o batizado do meu Fábio...
enfm enfim
beijos
NEm me fales em padres que eu nem sei.....
Que estupidez tão grande!!!!
Pois... a mim até aceitaram um padrinho divorciado!!!
Depende mesmo : (
Beijos a encolher os ombros
Olha, segundo uma vizinha que temnho ultra beata, basta que alguém com as habilitações se responsabilize pelos que não têm. E Além disso, pode ser só um a assinar, ou seja, pode assinar o que preenche todos os requisitos. No meu caso serão 2 padrinhos e 1 madrinha, nenhum com 1ªcomunhão nem crisma e essa minha vizinha vai-se responsabilizar por eles, ou seja, é na boa!!!É tão ridiculo tudo isso....Ás vezes até se perde a vontade...Bjo!
é cada padre com a sua mania... e cada um é senhor e dono da sua paróquia.
Como a igreja não reconhece o divórcio é mais fácil aceitarem um divorciado que um casado pelo registo...
Mas como é que é possivel?!
=)
Se precisarem de ajuda para escrever ao Policarpo ou mesmo ao Bento, cá estamos nós para ajudar!
=)
Um beijinho para as duas!
Aqui pedem para, pelo menos um dos padrinhos, ser crismado. Nem a minha irmã nem o meu cunhado, padrinhos do Francisco o eram, mas ela lá começou a tratar das coisas e ia resolvida a fazer o crisma. Infelizmente, o padre da freguesia onde ela mora só lhe mandava os papeis ou lá o que era preciso se ela casasse pela Igreja, já que só o eram pelo civil. E depois, para cúmulo, afinal não a casava porque não sei quê e não sei que mais. Foi a outra freguesia, participou lá nas reuniões que eram precisas, fez o crisma e casou, tudo isto um mês depois de baptizarmos o Francisco, já que o Padre de cá apenas pediu para lhe levarmos o comprovativo do crisma.
Vai-se resolver, vais ver. Mas se for o caso, faz lá 5 kms :)
Beijinhos.
É uma coisa que eu também ainda não percebi.. Apesar de para mim não fazer sentido nenhum ser obrigada a ter nada.
beijinho
acho que cada paróquia, sua sentença.
bjos.
Aqui no Brasil é a mesma coisa... Não há um critério! Seria menos "estressante" batizá-la na outra igreja, onde não há restrições desnecessárias.
Um bjinho
Pois, parece que temos de ter sorte na hora de escolher a igreja. Por aqui dizem que a partir de 2010 é que é necessário que os padrinhos tenham tudo isso. Vamos lá ver como será com a Leonor daqui a um ano ou dois...
Bem nem me digas nada!! As bocas que já tive de ouvir porque ainda não baptzámos a Julinha. Vamos querer fazê-lo , mas será quando estivermos preparados. E os padrinhos que temos em vista nem sei se preenchem os "requisitos". De qualquer forma, foram pais á 10 dias e vamos esperar. o que me mete raiva nisto da igreja é a porcaria de regras que impõem, mas o que verdadeiramente interessa (que é o Amor e o acreditarmos em Jesus Cristo e no seu exemplo) fica totalmente esquecido, onde se prefere impôr a dita lei religiosa em detrimento de pessoas que consideramos ser as melhores para acompanhar as nossas crinças durante a sua vida!!
Se fosse a ti ia para a igreja onde não impoem essas regras
Beijo
oi,eu tb sou madrinha,e tenho apenas o batismo!mas quando me perguntaram se tinha feito tudo mais,(deus me perdoe)mas eu disse k sim.E feliz da vida a senhora disse k assim já podia ser madrinha! pela tua menina,podes dar uma mentirinha de nada!!!
Enviar um comentário