Para não pensarem que tenho mau feitio, (bom, às vezes até tenho, mas não neste caso), passo a explicar melhor o que se passa em relação aos meus vizinhos de cima.
Eles até são simpáticos, embora a nossa relação seja superficial. Eles também têm uma bebé, tem 9 meses e como tal, nas poucas vezes que os vejo, além do típico "olá boa tarde, como está?" perguntamos uns aos outros pelas miúdas. E é só.
Não é que sejam muito barulhentos. Diria que têm é falta de cuidado; eles também têm vizinhos por cima (também com crianças) e sabem que se ouve o arrastar de móveis (e muitos móveis arrasta esta gente...), o andar em casa de saltos (é uma constante, principalmente à noite), a queda de um objecto (isso então...) e quando se fala mais alto também se ouve. Logo, sabendo eles que ouvem o barulho dos vizinhos de cima, deviam também partir do princípio que nós também ouvimos o barulho deles. Eu tenho essa preocupação com os meus vizinhos de baixo. A primeira coisa que faço quando chego a casa é calçar os chinelos, seja a que horas for. Mas claro que não exijo isso. Só peço mais cuidado.
Uma vez, às 3 e tal da manhã, a senhora andava a passear em casa de saltos. Nem imaginam o barulho que aquilo fazia. Levantei-me, vesti o roupão e fui lá, despenteada e tudo. Pedi delicadamente que tivesse a atenção de, pelo menos no quarto, não andar lá de saltos porque aquilo fazia um eco enorme. Pediram imensas desculpas e aquilo passou. Só que esqueceram o episódio rapidamente. A senhora continua a passear-se em casa de saltos (para fazer o jantar e arrumar a casa deve dar um jeito enorme...), a horas em que já estamos a dormir. Além de outros barulhos, como aspirar às horas mais incríveis, ela que está em casa e tem todo o dia para o fazer sem necessidade de incomodar as pessoas à noite.
É ou não é falta de cuidado? Merece ou não merece uma vingançazinha?