Foram duas semanas muito intensas e sobretudo cansativas. A adaptação da Leonor à vida e de nós a ela tem corrido bem, só que a nossa inexperiência como pais causa-nos muitas dúvidas e preocupações com tudo e com nada. Mas lentamente as coisas começam a entrar nos eixos.
A Leonor alimenta-se bastante bem. Além da maminha da mãe, ainda bebe suplemento. Inicialmente o suplemento era o mesmo que ela bebia no hospital mas por causa das cólicas que a nossa pequenina já sofre, mudámos de leite na semana passada. O novo também não tem trazido grandes melhoras, ela continua cheia de dores principalmente à noite.
Entre as refeições faz intervalos de 3/4 horas, o que de noite dá muito jeito :-)
Outra situação que nos preocupou bastante foi ela ficar com alguma farfalheira cada vez que mamava no biberão. Por causa disso, chegámos até a ir uma noite às urgências porque parecia mesmo que lhe faltava o ar. Era aflitivo ouvi-la, apesar de ela não demonstrar qualquer desconforto. Foi observada e não notaram nada. A explicação tem a ver com a sofreguidão dela a mamar e a descoordenação da mamada com a respiração.
Ao 4º dia fomos com ela fazer o teste do pezinho. Por aqui já deu para perceber que quando for dia de vacinas e outras torturas, tanto vai chorar ela como a mãe...
Entretanto, ontem foi dia da primeira consulta com o pediatra. Deixei ao critério do hospital a escolha do mesmo, pois a única referência que eu tinha era de uma médica que neste momento não está a aceitar mais bebés, por issso e por ser época de férias, deixei que me marcassem para um qualquer; se não gostássemos, depressa mudaríamos. Calhou-nos uma médica que aparentemente nos parece boa. Tirou as nossas dúvidas, explicou-nos uma série de coisas que nos serão úteis. Não é fundamentalista com horários de comer, marcas de leite e disse que tudo depende da bebé. Recomendou Colimil para as cólicas. Vamos ver se faz algum efeito.
Em termos de peso e como é normal, a Leonor perdeu algum. Ela nasceu com 2,830 Kg e no 3º dia, quando saímos da maternidade, estava com 2,750 Kg. Na semana passada quando fomos às urgências (com uma semana de vida) já tinha 2,810 Kg. Ontem, com duas semanas, já estava com uns valentes 2,910 Kg. Segundo a médica, está a crescer mais do que o esperado. Pudera, com o que come... Esta médica deu-nos de imediato o seu contacto de telemóvel e deixou-nos à vontade para a contactar sempre que necessário. Achei óptimo. Dentro de 15 dias teremos nova consulta do 1º mês.
A nossa bebé é muito querida e só chora quando tem fome ou cólicas. Está cada vez mais linda e como eu e o pai dizemos, saíu-nos melhor que a encomenda :-)
Quanto a mim, ando super cansada. Apesar da grande ajuda do pai, durmo menos do que devia à noite e de dia em vez de aproveitar as sonecas da Leonor para descansar, arranjo sempre qualquer coisa para fazer. Mas já me mentalizei que preciso mesmo de descansar. Acho que não me estou a saír mal na minha nova "função". Apesar da inexperiência, tenho conseguido lidar com aquilo que nos vai aparecendo, sem entrar em pânico :-) A verdade é que a nossa menina nos tem facilitado a vida. Estamos apaixonados :-)
8 Comentários:
Que bom saber notícias vossas! Vejo que está tudo a correr muito bem e que estão orientadíssimos!
Parabéns pela vossa Leonor, ela é linda!
Beijos
P.S-Descansa!
Parabéns pelas duas semanitas! :D
O Martim também é muito sôfrego a mamar e engasgava-se imenso de início. Ainda continua a acontecer, mas menos, foi adquirindo prática. :)
Beijocas para todos! Tudo a correr bem!
Parabéns! Também o Pedro é muito sôfrego a comer, engasga-se e depois fica com aquela farfalheira aflitiva. Uma amiga da minha mãe e o pediatra aconselharam a colocar uma gotinha de soro em cada narina antes da mamada para eles respirarem melhor.
Como te compreendo quanto às horas de sono :(
Beijocas sonolentas.
ola rita!tens uma leonor mto linda..co tas dd domingo?1 bj destes teus primos gonkas,susana e paulo
Pelo que escreves as coisas parecem estar bem encaminhadas.
Também dei um frasquinho de collimil/dia à minha filha para as cólicas e gostei. Mas, para além disso e antes de cada mamada, dava-lhe gripe water (ou infacol). As melhoras foram grandes.
Espero que continue a correr tudo bem.
Bjs
Ola Rita, conheci este vosso canto há um par de dias e dizer que a tarde de hoje foi improdutiva em termos profissionais é pouco...apesar de não me ter ainda aventurado no mundos dos bébés, não consegui deixar de ler o teu blog do principio ao fim! fiquei muito elucidada com algumas questões relacionadas com a natalidade e quando um dia pensar em ser mãe sei onde posso pesquisar :) gostei mto destes teus relatos, e irei com certeza "acompanhar" futuros desenvolvimentos :) não sei se qdo fôr a minha vez, também não irei optar por um blog anónimo, tenho um pessoal que por amigos e colegas saberem da sua existência, acabo por moderar as palavras...ah, mtos parabéns pela vossa Leonor!
Ainda bem que está tudo bem e que a adaptação está aser a melhor!
Beijinhos
Queria saber como faço pra pega o exame do pezinho e falarão que eu pode pegar no site e não estou conseguindo meu filho já tem 22 dias de vida nasceu dia 12 de abril no Leonor Mendes de Barros
Enviar um comentário