Quando ela nasceu, eu, que mal sabia pegar num bebé, vi-me de repente com uma piolha de 2 quilos e tal nas mãos (que despida ainda se tornava mais pequena, frágil e escorregadia), que precisava de ser lavada! A juntar à minha inexperiência, havia ainda o exemplo da minha mãe, que só nos conseguiu dar banho quando eu e a minha irmã tínhamos 2 ou 3 meses . Dizia ela que tinha medo e era a minha avó que fazia este trabalho.
Vi como faziam no hospital e até nem me parecia difícil; ainda para mais os enfermeiros que o fizeram eram todos estagiários e via-se perfeiamente que também não estavam lá muito à vontade.
Já em casa, tentei adiar este momento o mais que pude, mas como um banho não é uma coisa que se possa protelar eternamente, lá tive que o fazer. Melhor, tivemos que o fazer. O pai prontificou-se logo para ajudar e acabou por fazer ele todo o trabalho. Demonstrou uma desenvoltura e uma técnica fantásticas e não fosse o facto da Leonor chorar que nem uma desgraçada, teria sido perfeito. Pegava muito bem nela e ainda conseguia ser ele a lavá-la. Eu limitava-me a segurar a chucha (para ela não chorar) e a tirar fotos :)
Desde então, nunca dispensei a ajuda do pai para o banho. À medida que o tempo foi passando, a Leonor foi colaborando mais (e foi ficando mais volumosa), até que praticamente não chorava e eu comecei a sentir-me mais confiante em lhe dar o banhinho sozinha. E assim o fiz. Ao fim de quase 1 mês, aventurei-me e correu lindamente. Chorou só um bocadinho.
Agora os banhos tornaram-se em momentos super agradáveis para ambas. Falo e brinco com ela e para além de já não chorar, até parece gostar.
Prova superada.
Aqui ainda era o pai a dar o banho e eu a fazer a cobertura fotográfica :-)
7 Comentários:
:) Pois é, eles parecem tão frágeis. Eu também não 'conseguia' dar banho ao Francisco, era o pai que o fazia.
Mas com o tempo ganha-se experiência e confiança.
Ainda bem que agora é um bom momento para as duas. Que ternurinha de foto.
Beijinhos
Poiisss... ora o banho é realmente assustador... E se deixamos cair? brrrr em breve vou ter de enfrentar esse medo ehehehe
beijoka
Mariana
Realmente assusta pegar num ser assim tão frágil.... mas ainda bem que a prova foi superada!
Linda a Leonor ;D
Beijinhos
Ainda bem que superaste essa prova, acho que é um momento muito bom. Aqui em casa também o pai participa no banho e o Pedro adora.
beijocas.
Ainda me lembro bem do primeiro banho da Daniela! Chorava tanto... Agora sei que os recém-nascidos não gostam de estar nús!
Eles parecem mais frágeis do que são!
E, quando for mais velhinha, vai adorar o banho e chapinhar tudo!
Apesar de não ter qualquer receio em pegar num recém nascido, sempre pensei como seriam os banhos. Mas, ao contrário do que pensava, foi muito fácil desde o primeiro dia e, ao contrário de ti, só deixei que fosse o Sr. Pai a dar-lhe banho depois dele já estar mais rechonchudinho.
Adorei essa foto. Está linda.
Joquinhas e bom fim de semana
Sofia
Sabes, aqui em casa optámos por comprar daquelas banheiras com apoio para eles onde podes lá deitá-los, ficam encaixadinhos e só temos que os lavar! Acho que faz uma diferença enorme. O Tiago nunca chorou a tomar banho, adora. Agora nas férias bem vi a falta que a nossa banheira da bebeconfort faz.
Enviar um comentário